PLACA DE BRUXISMO
O estilo de vida que levamos tem alterado fisiologicamente nosso organismo. Dentre as mudanças mais evidentes está a alta incidência de pacientes com apertamento dental.
São inúmeras teorias que explicam a etiologia, porém , poucas detalham um prognóstico preciso e certeiro.
A teoria explica que esse hábito se deve ao não sincronismo da Oclusão Dental (MIC) com a Relação Centrica (RC) da cabeça do côndilo com a fossa articular da base do crânio. Isso faz com que a musculatura tente levar o côndilo á relação central , que é impedida pela forma que os dentes ocluem.
A Placa Mio relaxante é um dispositivo interoclusal superior ou inferior que desocluem os dentes e os liberam dos movimentos excêntricos , facilitando o encaixe da cabeça do côndilo na fossa articular, promovendo o relaxamento dos músculos mastigatórios. Isto é uma medida paliativa, pois, a utilização continua não resolve o problema, apenas faz com que os sintomas desapareçam, o ideal seria após a utilização continua desta placa , promover ajustes oclusais desgastando ou reconstituindo os dentes.
Somente com as placas acrílicas é que podemos promover essa desoclusão. As placas de silicone agem de forma inversa, estimulando a contração muscular.
Essa é a nossa dica clínica do mês, indique as placas miorelaxantes acrílicas aos pacientes que apertam ou rangem os dentes durante o sono não só para promover o relaxamento muscular como também, com o propósito de proteger os trabalhos estéticos e rebilitações.
Um grande Abraço
Alexandre Tateyama.
Prof. Alexandre Tateyama
Membro Esthetic Group