Equipe Esthetic Group

Equipe Esthetic Group

terça-feira, 4 de novembro de 2014

ARTIGO CIENTÍFICO

TÉCNICA DE MICROABRASÃO EM ESMALTE COM FLUOROSE - CASO CLÍNICO UTILIZANDO DOIS TIPOS DE PASTAS 



   Fluorose é uma doença que tem como principal característica a presença de manchas brancas sobre a superfície do esmalte, essas manchas geralmente são causadas pela ingestão de altas doses de fluoretos através de água fluoretada, dentifrícios e soluções de bochechos durante o crescimento dos germes dentários.

   Muitas vezes essas manchas podem gerar um desconforto estético, uma das técnicas para sua remoção é o tratamento de microabrasão.

   A microabrasão do esmalte é um tratamento altamente efetivo e conservador. O processo consiste na recuperação imediata do aspecto estético do dente através da aplicação de uma substância abrasiva com pontas específicas sobre a superfície do esmalte. Este tratamento apresenta algumas vantagens: por ser um procedimento não invasivo ele resulta em um desgaste mínimo da superfície da estrutura dental, além desse fator temos também a diminuição da colonização bacteriana, uma vez que a superfície do esmalte fica extremamente lisa.

   Para realizar tal procedimento utilizam-se diferentes materiais, como exemplo o autor cita uma mistura de pedra pomes e ácido fosfórico a 37% na proporção de 1:1 e também produtos como o Micropol da DMC (ácido hidroclorídrico a 6,6% e óxido de silício), o artigo ressalta que a microabrasão pode ser realizada isoladamente ou associada ao clareamento dental.

   O sucesso do tratamento está diretamente relacionado ao tipo e tamanho das manchas e requer domínio completo da técnica.

  Boa leitura!