Equipe Esthetic Group

Equipe Esthetic Group

domingo, 29 de novembro de 2015

ARTIGO CIENTÍFICO - TECNOLOGIA GIOMER

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA GIOMER NOS MATERIAIS RESTAURADORES ESTÉTICOS 


   Esses são dois excelentes artigos científicos internacionais , que apresentam a eficiência da tecnologia GIOMER encontrada no adesivo FL Bond II e na resina Beautifil II.


   A tecnologia GIOMER consiste na adição de ionômero de vidro nesses materiais, proporcionando uma maior estabilidade de CETL e uma excelente conservação das margens restauradas, devido ativação do ionômero em contato com a saliva.

   O primeiro artigo do professor Akimoto, mostra um experimento in vivo . Foram realizadas 53 restaurações classe I e classe II em 38 pacientes. Após 18 meses essas restaurações foram analisadas , em nenhuma restauração ocorreu sensibilidade pós operatória. Algumas restaurações apresentaram uma leve pigmentação das margens e em 12 foram encontradas pequenos sinais de deformidade das margens . A analise mostra a eficiência da ação do flúor proveniente do ionômero de vidro  nas margens das restaurações.


   


   No segundo experimento do professor Shiiya , foram confeccionados corpos de prova que simulavam cavidades restauradas com o adesivo FL Bond II e resina Beautifil II,  expostos ao meio acido o experimento simulou a desmineralização na interface dente – restauração  e conclui –se que a presença do flúor ativo nas margens das restaurações promovem uma proteção eficiente contra microinfiltraçōes e cáries secundarias respectivamente.




    Grande abraço,

    Alexandre Tateyama

Prof. Alexandre Tateyama
Membro Esthetic Group




segunda-feira, 5 de outubro de 2015

CASO CLÍNICO - RECONSTRUÇÃO DO SORRISO COM RESINA FOTO

Caso clinico realizado no curso de  Especialização de Dentistica Estética 
Esthetic Group

   Todo o processo evolutivo da Odontologia nos proporciona oferecer aos nossos pacientes  muitas opções para a resolução dos casos estéticos.
Nem sempre optamos pelo material da moda ou aquele que julgamos ideal para todos os casos . O Esthetic Group tem como principio ter o conhecimento técnico e cientifico de todos os materiais estéticos restauradores e assim indicar o melhor para cada caso.

Figura 1
   Nesse caso de fechamento de diastemas poderíamos optar por restaurações diretas ou indiretas (lentes de contato ou fragmentos cerâmicos).
  Optamos pelas restaurações diretas com resina composta . O sucesso de um caso como esse depende do conhecimento sobre estratificação e interpretação de cor dos dentes naturais, além  de uma técnica bem elaborada para obter uma anatomia e textura superficial naturais.


1

Figura 2
   Utilizamos a Dentina A1 do terço médio – cervical e no terço médio –incisal foi aplicada a resina Incisal.

2


Figuras 3 e 4
   Desenhar as áreas de reflexão de luz e arestas ajudam á alinhar a restauração em seu longo eixo. Desse modo nao corremos riscos de utilizar os discos de lixa de forma demasiada .


3



4
Fig 5
Aspecto clinico apos polimento final.


5

Fig 6
Antes e Depois



Prof. Alexandre Tateyama
membro Esthetic Group

CURIOSIDADE - A SAÚDE BUCAL E OS INSTRUMENTOS DE SOPRO

A Saúde Bucal e os instrumentos de sopro


   A escolha do instrumento musical para o paciente está relacionada com os gostos e as características pessoais, e não com a parte dental, por isso é indispensável a visita ao consultório odontológico para que o paciente converse com o seu cirurgião-dentista, e assim ele possa analisar a oclusão e os músculos da boca, conseguindo indicar o melhor instrumento. Pois, a prática desses instrumentais podem auxiliar na correção de um problema dentário ou causar danos a saúde bucal, dependendo do instrumento.

   No caso de crianças os instrumentos de sopro podem causar reflexo na posição dos dentes e nos músculos da boca, gerando, conseqüentemente, alguma influência sobre a face em desenvolvimento.



 Confira abaixo alguns dos problemas mais recorrentes encontrados nos consultórios e quais os instrumentos que podem se tornar aliados do tratamento ou prejudicá-lo ainda mais.

Mordida aberta Para os pacientes que apresentam mordida aberta ou possuem tendência para desenvolvê-la, não são aconselháveis o oboé, a corneta, o clarinete, o fagote e o saxofone. Nesses casos, os movimentos realizados podem aumentar o espaço entre as arcadas dentárias.

Falta de selamento labialpara os pacientes que têm o costume de manter a boca aberta, a gaita pode trazer grandes benefícios. Ao auxiliar na sensibilidade interlabial, o problema pode ser diminuído ou até mesmo corrigido.

bio superior curto para pacientes com esse diagnóstico, nada melhor do que aulas de flauta. A prática do instrumento pode trazer grandes benefícios a lábios hipotônicos e curtos, desde que a criança não apresente os dentes posteriores e anteriores muito inclinados para frente.


   Sendo muito importante a interação do dentista com o professor de música, para a adaptação do instrumento musical escolhido ao tipo de estrutura bucal do paciente.
E vale ressaltar que a realização de tratamentos odontológicos nesses pacientes, especialmente estético, deve ser muito cautelosa para que não interfira negativamente no desempenho dos profissionais.
Até a próxima!!
 

Profa. Renata Silveira
membro Esthetic Group

fonte:
http://m.saude.estadao.com.br/noticias/geral,o-dentista-que-se-especializou-em-boca-musical,1719345
https://www.wwow.com.br/portal/revista/revista.asp?secao=5&view=artigos&id=314


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

DICA CLÍNICA - LÍQUIDO MODELADOR PARA RESINAS COMPOSTAS


A UTILIZAÇÃO DO LÍQUIDO MODELADOR EM RESTAURAÇÕES DE RESINA COMPOSTA


   Sabe aquele momento em que você vai colocar o incremento de resina em uma restauração classe IV e ele não está completamente liso e fácil de manipularÉ nessa hora q utilizamos o líquido modelador!

   O que é?
É um líquido usado para auxiliar na modelagem da resina e também na
reativação da camada de dispersão dos materiais fotopolimerizáveis utilizados para revestimento estético.

   Indicações
– Auxiliar no procedimento de modelagem
– Reativação da camada de dispersão dos materiais fotopolimerizáveis utilizados  
   para o revestimento estético.

  Composição:  
  Dimetacrilatos, éster multifuncional do ácido metacrílico, silano, fotoiniciadores

  Manipulação : 
1.Para auxiliar no procedimento de modelagem da resina em uma restauração estética, a espátula de resina ou o pincel podem ser umedecidos com um pouco de Signum liquid.



 2. Durante a polimerização dos materiais de restauração estética  fotopolimerizáveis, uma camada de dispersão se desenvolve na superfície, 
estabelecendo a ligação química entre as camadas de resina. Não toque nem
remova esta camada. Para recuperar uma camada de dispersão danificada, 
asperize a superfície com uma ponta diamantata e aplique uma fina camada  
de Signum liquid com um pincel. Aplique de maneira suficientemente 
úmida e em toda área que for necessária. Deixe por tempo necessário para 
que o Signum liquid possa atuar.



Nota: 
Não dilua as resinas com o Signum liquid. Isto irá afetar de forma negativa as propriedades mecânicas e ópticas do material de restauração.
- A manipulação de componentes com muito Signum liquid leva a inclusão de bolhas de ar .



Espero que tenham gostado dessa dica clínica de hoje!

Até a próxima!



Profa. Natalia Aialla Ceriberto
membro Esthetic Group


domingo, 16 de agosto de 2015

ARTIGO CIENTÍFICO

ESTABILIDADE DIMENSIONAL DE UMA RESINA ACRÍLICA PARA COROAS PROVISÓRIAS EM FUNÇÃO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO AO LONGO DO TEMPO


 David Alejandro Garcia Lopez;  Carlos Eduardo Edwards Rezende; Daniel Afonso Hiramatsu, Cintia Lumi Nishida, José Henrique Rubo


Sabemos que o sucesso de um tratamento restaurador indireto esta ligado intimamente ao seu planejamento. Uma das etapas de maior importância durante o processo de reabilitação, sem dúvidas, é a fase provisória.

Neste artigos, os autores realizaram uma pesquisa in vitro sobre uma resina acrílica com o objetivo de testar a estabilidade dimensional desta resina acrílica especificamente indicada para a elaboração de coroas provisórias. Para a pesquisa, os autores utilizaram a resina acrílica Dencor ® - Artigos Odontológicos Clássico LTDA, São Paulo-SP.

Os autores avaliaram 50 corpos de prova divididos em 5 grupos com diferentes técnicas de polimerização da resina acrílica:

- Grupo I: Polimerização da resina acrílica sob condições de alta pressão e temperatura;
- Grupo II: autopolimerização sob pressão em matriz de aço inox, por meio da manipulação da resina acrílica em pote Dappen;
- Grupo III: Preenchimento da matriz de aço inox com resina acrílica pela técnica do pincel;
- Grupo IV: Saturação da resina acrílica em pote Dappen com inserção da mistura na matriz de aço inox na fase arenosa;
- Grupo V: Saturação da resina acrílica em pote Dappen com inserção da mistura na matriz de aço inox na fase plástica.

 Os corpos de prova foram armazenados em água destilada e mensuradas as alterações dimensionais em intervalos regulares de tempo (24 horas, 7 dias, 15 dias, 1 mês, 3 meses e 6 meses após a polimerização).


Baseado nos resultados obtidos, os autores chegaram a conclusão que a estabilidade dimensional da resina acrílica não dependeu da técnica de processamento para a polimerização da resina, porém sofreu influência do tempo de armazenamento em água.












Prof. André Possebom
Membro Esthetic Group

CASO CLÍNICO - MANCHA ESBRANQUIÇADA POR AMELOGÊNESE

Restauração estética anterior - mancha por amelogênese


   Esta é uma paciente jovem, modelo e atriz que apresentava como queixa principal as manchas brancas presentes nos incisivos centrais superiores.


INICIAL


INICIAL



  Inicialmente foi realizado o clareamento dental utilizando-se a associação das técnicas de consultório e caseiro, o resultado foi muito bom porém as manchas ainda permaneciam bem evidentes.


CLAREAMENTO


Optamos pela remoção das manchas através da utilização de brocas e realização de restaurações estéticas invisíveis com resina composta, para esse caso escolhemos a resina Vit-l-essence.

RESINA VIT-L-ESSENCE
FINAL

COMPARATIVO



Profa. Renata Pavanello
membro Esthetic Group

domingo, 12 de julho de 2015

CASO CLÍNICO - RESTAURAÇÃO ESTÉTICA ANTERIOR

RESTAURAÇÃO ESTÉTICA CLASSE IV COM RESINA COMPOSTA

    A resina composta sem dúvida é um excelente material para a resolução de casos estéticos onde não exista grande destruição dentária, porém existe a necessidade de escolhermos corretamente o material e saber utilizar todas as suas propriedades.

    O caso de hoje é de uma paciente com 25 anos que apresentava um descontentamento com o dente 11. Após avaliação clínica observamos uma restauração classe IV insatisfatória extensa .

FOTO INICIAL

FOTO INICIAL
     Optou-se por realizar inicialmente um clareamento conjugado, sendo uma sessão inicial de clareamento de consultório utilizando-se peróxido de carbamida a 37% seguido de clareamento caseiro com peróxido de carbamida 16% por 10 dias.

TOMADA DE COR PRÉ CLAREAMENTO

TOMADA DE COR - PÓS CLAREAMENTO



RESULTADO DO CLAREAMENTO




Após 15 dias da realização do clareamento, a restauração antiga foi removida, observamos que a porção palatina está quase intacta.


Para a realização da restauração foram utilizadas as resinas compostas B1 e CL da Charisma Diamond (Heraeus Kulser) e pigmentos para fazer a caracterização das manchas brancas.



CASO FINALIZADO



COMPARATIVO ANTES / DEPOIS


Prof. André Gouveia
Membro Esthetic Group

segunda-feira, 6 de julho de 2015

ARTIGO CIENTÍFICO : LAMINADOS CERÂMICOS

Laminados Cerâmicos: um procedimento estético minimamente invasivo


Porcelain laminate veneers: A minimally invasive esthetic procedure(Laminados cerâmicos: um procedimento estético minimamente invasivo)   Rafael de Almeida Decurcio  Paula de Carvalho Cardoso

   Os autores descreveram o uso de facetas de porcelana sem a realização de desgaste dental, através da apresentação de um caso clínico em uma paciente de 20 anos, a qual apresentava diastemas interincisivos centrais superiores, laterais de tamanho reduzido e manchas cervicais por tetraciclina.
   Para reestabelecer o sorriso da paciente, foi planejado clareamento dental caseiro e de consultório e facetas de porcelana nos elementos afetados (13 a 23). No clareamento dental usou-se a técnica combinada, iniciando-se pelo de consultório com peróxido de hidrogênio a 35%, por 45 minutos, sem o uso de luz, sendo está técnica complementada pelo clareamento caseiro por 16 dias, 2 horas por dia, com peróxido de carbamida a 16%. Após uma semana do fim do clareamento, realizou-se a moldagem dos dentes com silicona de adição, usando a técnica dos dois fios, registro de mordida, e escolha da cor. Tudo isso, além do enceramento diagnóstico e as fotos, foram enviados ao laboratório.
    As facetas, fabricadas com IPS Empress®, foram testadas com a pasta try-in do cimento Variolink® para simular a cor final da restauração. Após essa etapa, o preparo interno das peças foi realizado com ácido fluorídrico 4% por 60 segundos, lavagem e secagem, silano por 1 minuto e sistema adesivo Scotchbond multi purpose plus®. Já nos dentes, fez-se profilaxia e inserção de um fio 00 no sulco, além de ácido fosfórico a 37% por 30 segundos, lavagem pelo dobro do tempo e sistema adesivo. Após esses processos, realizou-se a cimentação.
 Concluiu-se que essa técnica oferece excelente combinação de dureza, resistência e resiliência, além de promover resultados altamente estéticos quando bem planejada e executada.












Profa. Natalia Celiberto
membro Esthetic Group