Equipe Esthetic Group

Equipe Esthetic Group

domingo, 12 de julho de 2015

CASO CLÍNICO - RESTAURAÇÃO ESTÉTICA ANTERIOR

RESTAURAÇÃO ESTÉTICA CLASSE IV COM RESINA COMPOSTA

    A resina composta sem dúvida é um excelente material para a resolução de casos estéticos onde não exista grande destruição dentária, porém existe a necessidade de escolhermos corretamente o material e saber utilizar todas as suas propriedades.

    O caso de hoje é de uma paciente com 25 anos que apresentava um descontentamento com o dente 11. Após avaliação clínica observamos uma restauração classe IV insatisfatória extensa .

FOTO INICIAL

FOTO INICIAL
     Optou-se por realizar inicialmente um clareamento conjugado, sendo uma sessão inicial de clareamento de consultório utilizando-se peróxido de carbamida a 37% seguido de clareamento caseiro com peróxido de carbamida 16% por 10 dias.

TOMADA DE COR PRÉ CLAREAMENTO

TOMADA DE COR - PÓS CLAREAMENTO



RESULTADO DO CLAREAMENTO




Após 15 dias da realização do clareamento, a restauração antiga foi removida, observamos que a porção palatina está quase intacta.


Para a realização da restauração foram utilizadas as resinas compostas B1 e CL da Charisma Diamond (Heraeus Kulser) e pigmentos para fazer a caracterização das manchas brancas.



CASO FINALIZADO



COMPARATIVO ANTES / DEPOIS


Prof. André Gouveia
Membro Esthetic Group

segunda-feira, 6 de julho de 2015

ARTIGO CIENTÍFICO : LAMINADOS CERÂMICOS

Laminados Cerâmicos: um procedimento estético minimamente invasivo


Porcelain laminate veneers: A minimally invasive esthetic procedure(Laminados cerâmicos: um procedimento estético minimamente invasivo)   Rafael de Almeida Decurcio  Paula de Carvalho Cardoso

   Os autores descreveram o uso de facetas de porcelana sem a realização de desgaste dental, através da apresentação de um caso clínico em uma paciente de 20 anos, a qual apresentava diastemas interincisivos centrais superiores, laterais de tamanho reduzido e manchas cervicais por tetraciclina.
   Para reestabelecer o sorriso da paciente, foi planejado clareamento dental caseiro e de consultório e facetas de porcelana nos elementos afetados (13 a 23). No clareamento dental usou-se a técnica combinada, iniciando-se pelo de consultório com peróxido de hidrogênio a 35%, por 45 minutos, sem o uso de luz, sendo está técnica complementada pelo clareamento caseiro por 16 dias, 2 horas por dia, com peróxido de carbamida a 16%. Após uma semana do fim do clareamento, realizou-se a moldagem dos dentes com silicona de adição, usando a técnica dos dois fios, registro de mordida, e escolha da cor. Tudo isso, além do enceramento diagnóstico e as fotos, foram enviados ao laboratório.
    As facetas, fabricadas com IPS Empress®, foram testadas com a pasta try-in do cimento Variolink® para simular a cor final da restauração. Após essa etapa, o preparo interno das peças foi realizado com ácido fluorídrico 4% por 60 segundos, lavagem e secagem, silano por 1 minuto e sistema adesivo Scotchbond multi purpose plus®. Já nos dentes, fez-se profilaxia e inserção de um fio 00 no sulco, além de ácido fosfórico a 37% por 30 segundos, lavagem pelo dobro do tempo e sistema adesivo. Após esses processos, realizou-se a cimentação.
 Concluiu-se que essa técnica oferece excelente combinação de dureza, resistência e resiliência, além de promover resultados altamente estéticos quando bem planejada e executada.












Profa. Natalia Celiberto
membro Esthetic Group




domingo, 5 de julho de 2015

CASO CLÍNICO - COSMETOLOGIA PARA FINALIZAÇÃO DE ORTODONTIA

COSMETOLOGIA 


    Paciente do sexo feminino, com 24 anos, insatisfeita com o diastema presente nos incisivos centrais e irregularidades nas incisais dos dentes 12 e 22, após finalização ortodôntica.


    Foram realizadas restaurações diretas em resina composta nos dentes 11 e 21, enquanto que nos incisivos laterais realizamos um desgaste seletivo com discos Soflex, para acertar as incisais. 

   Segue abaixo as foto do caso,

   




Profa. Renata Silveira
membro Esthetic Group


ARTIGO CIENTÍFICO - RELAÇÃO ENTRE CIRURGIA BARIÁTRICA E SAÚDE BUCAL

Interface entre cirurgia bariátrica e saúde bucal. estudo longitudinal

Interfaces between bariatric surgery and oral health. a longitudinal survey1 
Juliane Avansini MarsicanoI; Patrícia Garcia de Moura GrecII; Lídia Barbieri BelarminoIII; Reginaldo CenevivaIV; Sílvia Helena de Carvalho Sales PeresV


       A Obesidade é uma doença crônica e que atinge proporções pandêmicas acometendo tanto países desenvolvidos como subdesenvolvidos. Com esse aumento a cirurgia Bariátrica tem tido um aumento significativo nos dias atuais.
      
        Esses procedimentos cirúrgicos tem produzido efeitos adversos tais como: refluxo gastro esofágico, náuseas, vómitos, desnutrição, anemia, deficiência de vitaminas e minerais(cálcio, ferro, ácido fólico,  vitamina B12, vitamina D) entre outras.

       Esses efeitos colaterais podem refletir na cavidade oral apresentando cáries, doenças periodontais, xerostomia, hipersensibilidade dentinária e erosão dentinária.
    
      Nessas condições houve um aumento considerável em nossos consultórios destes pacientes e os dentistas devem estar atentos na co-relaçao de problemas dentários e pós-cirurgicos bariátricos.
   
      Esses pacientes necessitam de orientação especial na higiene dental, fluoretaçao e visitas mensais ao dentista.
  
      Leiam esse artigo para conhecer um pouco mais sobre alterações na saúde bucal.

      Boa Leitura!!!
















Profa. Renata Pavanello 
membro Esthetic Group