Equipe Esthetic Group

Equipe Esthetic Group

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Caso Clínico

Faceta Laminada  e Coroa de Cerâmica Pura

Casos onde técnicas variadas de reabilitação devem ser empregadas, principalmente quando falamos em estética anterior onde a mínima diferença de cor, brilho ou contraste pode significar o total insucesso, sempre são desafiadores, mas o correto planejamento e a consequente segurança na execução permitem a entrega de um trabalho com elevada qualidade. A seguir apresentamos um caso de faceta laminada de porcelana conjugado com coroa total também em porcelana pura executado pela aluna Renata Candia em nosso curso de especialização em dentística.

Caso Inicial.
 Situação inicial.


Dentes já preparados para a moldagem.

Facetas cimentadas.


Detalhe onde é possível observar a semelhança de cor,
textura e translucidez das peças.

Sorriso.

Inicial e Final.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Curiosidades

Tatuagem Dental
Alguma vez um paciente seu reclamou de uma "manchinha" em algum dente ? O que você diria a um paciente que gostaria de fazer um desenho que visto de longe parece uma "manchona"....sim alguns paciente nos Estados Unidos estão fazendo as chamadas tatuagens dentais. Por valores entre $70 e $250 dólares, o paciente pode ter o desenho que quiser nos molares ou outros dentes que preferir. O "artista dental"  Steven Howard também é especialista em retratos de pessoas, isso quer dizer que, se o paciente tiver vontade de tatuar a imagem de um ente querido na dentadura, não tem problema ele faz.
Quem quiser ver em detalhes o trabalho de Steven pode visitar seu site oficial: www.toothartist.com.


Galo, panda, Elvis Presley e a rainha Elizabeth são algumas das opções.
Amy Winehouse 
Tiger Woods para os amantes de esportes.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Notícias


Heraeus promove pela quarta vez o IADR/Heraeus Travel Award - 2013

Esta iniciativa visa incentivar jovens cientistas que desenvolvem suas pesquisas na área odontológica, com o intuito de desenvolver melhorias dos materiais dentários, bem como aplicações de novas metodologias de estudo a participar do IADR General Session, que no próximo ano ocorrerá em Seattle, USA.
 
Serão cinco prêmios de U$ 2.500, para cobertura das despesas para participação no evento em 2013, destinados a vencedores da América do Norte, América Latina, Europa, África/  Oriente Médio e Ásia/ Pacífico.
 
Lembrando que o deadline para envio dos trabalhos é 05 de Outubro de 2012. Como nos anos anteriores, as inscrições deverão ser feitas por meio do site do IADR.


Mais informações podem ser encontradas no site oficial: www.iadr.com.


DICAS CLÍNICAS

Coroas Provisórias



Sem muita importância para muitos profissionais, o elemento provisório se constitui um passo fundamental em uma reabilitação protética e estética. Ao ser rotulado como um passo de menor importância, muitos dos provisórios são confeccionados com a técnica errada, com os materiais inadequados ou simplesmente não são feitos. Um provisório mal confeccionado pode causar diversas injúrias ao tecido gengival e até mesmo ao espaço biológico, como a foto a seguir:

Coroa provisória fora de posição.


As restaurações provisórias assumem fundamental importância como sendo os responsáveis por transmitir ao paciente as limitações e expectativas relacionadas ao tratamento, além de mostrarmos de uma forma “palpável” os resultados que pretendemos e que podemos obter para o seu caso. As principais funcões dos provisórios seriam:

  •  assegurar o vedamento marginal do preparo, evitando que agentes físicos/químicos/biológicos entrem em contato com o complexo dentino-pulpar; 
  •          permitir uma avaliação dos pilares protéticos;
  •          devolver ao paciente  uma oclusão ideal;
  •          restabelecer a integridade da gengiva marginal
Existem inúmeras técnicas para se confeccionar um provisório que vão desde a moldagem e envio ao laboratório de prótese, a técnica da “bolinha”, a utilizacao de facetas de dentes de estoque e os provisórios confeccionados com guias de silicone que utilizam resina bis-acrílica.
 O modo como a restauração provisória é confeccionada não é o primordial. O essencial é que o provisório tenha ótimo reembasamento no dente preparado, um acabamento e polimento em excelentes condições, o que irá proporcionar uma gengiva saudável e pronta para receber a restauração final. Para alcançarmos um bom resultado em acabamento e polimento temos que lançar mão de pontas do tipo “maxicut e minicut”, pontas diamantadas, pontas de borracha abrasivas, pastas de polimento e discos de feltro.



Após  reposicionamento e reembase. Observar a devolução
do espaço biológico.