Equipe Esthetic Group

Equipe Esthetic Group

domingo, 12 de agosto de 2012

DICAS CLÍNICAS

Escala de Resina Fotopolimerizável Personalizada.

Quando se fala em escala de cores, logo pensamos na famosa escala VITA. O grande problema é que as resinas fotopolimerizáveis não são exatamente iguais às cores da escala, e esse é o problema, se você se basear na escala para escolher a cor que irá utilizar para fazer um restauração de resina foto, provavelmente vai errar a tonalidade a ser usada.

Escala de cor vita protese protetico dentista MLB F 224120489 6717
Escala VITA Original.

Percebendo isso, os fabricantes tem incluído em seus kits mais novos, escalas de cor feitas à partir de incrementos da própria resina, o que permite que saibamos a cor real da resina após a sua fotopolimerização.

DSC 5476

DSC 5481
Detalhe da escala personalizada da nova Charisma Diamond.

Agora, você deve estar se perguntando, como faço para ter uma escala de cor personalizada da resina que eu utilizo sem ter de gastar comprando uma escala ? Simples, faça você mesmo a sua escala! A seguir os passos para a confecção de uma escala personalizada:

DSC 5445
Você vai precisar de uma colherzinha de plástico para mexer café.

DSC 5436
Na parte mais côncava, coloque um incremento da resina.

DSC 5437
Espalhe a resina de forma que ela fique com espessura mais fina na ponta e
mais espessa na base.

DSC 5440
Com o auxílio de um pincel, alise a resina para ter uma boa reflexão de luz.

DSC 5443
Fotopolimerize e pronto ! Aí está a sua escala personalizada.

DSC 5444
Não se esqueça de anotar a cor da resina na base da colherzinha.

Notícias

Esthetic Group em São Paulo !
Iniciou-se  esse fim de semana o primeiro curso da equipe Esthetic Group em São Paulo, em parceria com o IPEO (Instituto Paulista de Estudos Ortodônticos),  o curso de imersão em odontologia estética irá abordar os principais pontos da odontologia estética atual com aulas teóricas e práticas com a execução de restaurações diretas anteriores e posteriores, indiretas anteriores e posteriores além de conceitos de cor, anatomia, moldagem e passos laboratoriais.
Em breve teremos novos cursos também com prática clínica. Acompanhe o nosso blog ou entre em contato pelo e-mail cursosestheticgroup@gmail.com para mais informações.



DSC 5433

DSC 5452

DSC 5456

terça-feira, 7 de agosto de 2012

ACONTECEU

Aula de Fotografia com Professor Ivan Yoshio.

Na semana que passou, a atual turma de especialização em dentística pode aprender e se atualizar com os conceitos mais atuais em fotografia odontológica com o Professor Ivan Yoshio. 

Ivan Espe


DICAS CLÍNICAS


Parceria Dentista/Laboratório de Prótese.


O sucesso clínico de um trabalho indireto é muito dependente da escolha correta do laboratório de prótese. Nessa parceria deve haver um entrosamento para que o técnico em prótese facilite a execução clínica do dentista e o dentista proporcione condições ideias de trabalho ao técnico. Para que isso ocorra, a comunicação e a linguagem devem estar perfeitamente alinhadas.
A tecnologia colaborou muito para essa comunicação consultório/laboratório. As fotografias digitais seriam o principal meio  do técnico  observar detalhes que antes eram apenas  imaginados, melhorando portanto a qualidade dos serviços. A seguir, algumas dicas para facilitar seu dia a dia na comunicação com o laboratório de prótese.

  • Ao fazer uma fotografia de escolha de cor, não se esqueça de deixar à vista a identificação de cor da escala. As máquinas fotográficas podem fazer uma imagem não real da cor e isso pode atrapalhar a qualidade do trabalho.

Erro comum, não mostrar a identificação da
cor da escala.

Correta identificação da cor


O conhecimento técnico do Dentista faz com que ele alcance resultados mais satisfatórios, uma boa dica é conhecer os materiais que o  técnico trabalha no laboratório,  podendo por exemplo, mapear a estratificação dos revestimentos estéticos.
  
Ilustração de um tipo de mapeamento utilizado pelo laboratório.



Untitled1
Resultado Final.