Equipe Esthetic Group

Equipe Esthetic Group

segunda-feira, 15 de junho de 2015

CASO CLÍNICO -

RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS COM RESINA COMPOSTA EM DENTES ANTERIORES

     A intensa procura por um sorriso perfeito aumenta a cada dia em nossos consultórios e precisamos estar preparados para oferecer aos pacientes opções de tratamentos estéticos que satisfaçam o seu perfil. 

    A utilização de laminados cerâmicos é uma excelente opção e está cada vez mais difundida, porém existem algumas variáveis que limitam a realização desse procedimento. Uma delas é o custo elevado, muita vezes este pode ser um obstáculo para que o paciente realize esse procedimento, outra situação que pode ocorrer é a resistência do paciente em fazer trabalhos indiretos, principalmente quando existe a indicação de um desgaste maior da superfície dental. Como alternativa aos laminados cerâmicos podemos utilizar as restaurações diretas em resina composta. Esse material apresenta como vantagem a possibilidade de se realizar o procedimento na mesma sessão com um custo mais baixo, porém também apresenta suas desvantagens, as restaurações em resina tendem a ficar opacas e podem manchar com o tempo.
     
    A indicação correta, escolha de um sistema adesivo e uma resina composta de qualidade, além do conhecimento da técnica são fundamentais para se obter um resultado estético duradouro e satisfatório.

    Abaixo temos o caso de uma paciente de 32 anos insatisfeita com o tamanho dos dentes anteriores superiores. Após a realização do enceramento diagnóstico e do mock up foram realizadas restaurações de canino a canino.
   


FOTO INICIAL

FOTO INICIAL

RESTAURAÇÕES FINALIZADAS SEM POLIMENTO

CASO FINALIZADO

    Até a próxima!



Profa. Renata Silveira
membro Esthetic Group


segunda-feira, 1 de junho de 2015

DICA CLÍNICA - EVITANDO A SENSIBILIDADE PÓS OPERATÓRIA EM RESTAURAÇÕES DE RESINA COMPOSTA

EVITANDO A SENSIBILIDADE PÓS-OPERATÓRIA EM DENTES POSTERIORES

      A sensibilidade pós-operatória em restaurações realizadas com resina composta é um dos fatores de maior insatisfação na clínica odontológica. Entre as causas que geram esse desconforto temos: a movimentação de fluídos dentro dos túbulos dentinários e a inflamação pulpar que muitas vezes ocorre em decorrência do trauma causado durante o preparo cavitário e pela aplicação incorreta do ácido fosfórico e do sistema adesivo.

Abaixo relacionei algumas dicas para diminuir o risco de sensibilidade :

1.  utilizar alta rotação / contra ângulo com bastante irrigação e utilizar brocas novas - o aumento da temperatura gerada pelo atrito entre a broca e o dente pode causar inflamação pulpar;

2. colocação de forramento cavitário em restaurações profundas, principalmente os que possuem características terapêuticas como o hidróxido de cálcio;

3. utilização de sistema adesivo autocondicionante : essa é uma excelente alternativa para cavidades mais profundas pois não utilizamos o ácido fosfórico a 37% diretamente sobre a dentina, o primer acídico presente no sistema autocondicionante tem um mecanismo de ação sobre a dentina menos invasivo e por esse motivo causa menos sensibilidade. Em casos de cavidades mais rasas podemos utilizar o sistema adesivo convencional porém sempre respeitando o tempo de ação do ácido fosfórico sobre a dentina (15 seg);




4. aplicação correta do adesivo:  toda a cavidade deve estar coberta pelo adesivo;




5. inserção de resina composta na cavidade em pequenas porções através da técnica incremental, essa ação resultará em uma menor contração de polimerização diminuindo assim a deflexão das cúspides que por sua vez minimiza a movimentação dos fluídos dentinários;



6. ajuste oclusal;






















Até a próxima!




Prof.  André Gouveia
membro Esthetic Group

CURIOSIDADES

A ODONTOLOGIA ATRAVÉS DOS TEMPOS
      Nos dias atuais temos uma odontologia rica em recursos tecnológicos e profissionais cada vez mais especializados para atender um público cada vez mais exigente, porém nem sempre foi assim.
      As primeiras intervenções nos dentes começaram ainda na pré-história. Com o descobrimento do fogo, os habitantes dessa época começaram a realizar o cozimento dos alimentos e a introduzir amido a dieta que por sua vez resultou no aparecimento de  problemas odontológicos
   
     No século XVII era comum amarrar um paciente na cadeira para realizar a extração de um dente pois nesta época não existiam anestésicos capazes de amenizar a dor . A medicação pós operatória era realizada através de chás e colutórios a base de ervas medicinais.  Como não existia ainda o advento dos equipamentos para esterilização, os instrumentos odontológicos eram esterilizados passando sua extremidade na chama de uma lamparina.




   Para realizar a extração, os Incas amoleciam os dentes com uma resina corrosiva e depois os extraiam com golpes de estaca! 
    Durante muitos séculos os barbeiros eram os responsáveis por cuidar da saúde bucal das pessoas. Os historiadores dizem que o início da Odontologia Moderna datam do  século XVIII graças aos trabalhos realizados pelo francês Pierre Fauchard .




ARTIGO CIENTÍFICO

Stress distribution associated with loaded ceramic onlay restorations with different designs of marginal preparation.
An FEA study
(Distribuição do estresse associado a restaurações de cerâmica onlay com diferentes designs de término marginal.)
     Grandes destruições coronárias implicam em restaurações indiretas tipo inlay,onlay ou overlay. A grande pergunta a se fazer é se esse tipo de restauração suporta as cargas mastigatórias e qual o melhor tipo de terminação cervical a se fazer.
     Para responder esse tipo de pergunta, Abu Mi-Hassan et al (2000) realizaram um estudo  in vitro sobre restaurações tipo onlay com o objetivo de verificar a distribuição da força em diferentes preparos e a característica de carga dessas restaurações indiretas .
     Através de modelos virtuais, os autores chegaram a conclusão que que a porção vestibular da restauração é submetida as maiores tensões devendo ser mais espessa e as terminações cervicais terminadas em bisel e chanfro sofrem mais tensão do que a terminação em ombro quando as forças verticais são aplicadas.
     Boa leitura a todos!!!

   






Prof. André Possebom
membro Esthetic Group