Influência da limpeza ultrassônica de cerâmicas odontológicas pós-condicionamento na resistência de união de um cimento resinoso
Wladimir Franco de Sá Barbosa, Oswaldo Scopin de Andrade, Thaiane Rodrigues Aguiar, Glaucia Ambrosano, José Carlos Romanini, Marcelo Gianini
Com os avanços na Odontologia, foi possível o desenvolvimento de coroas puras de porcelana. Porém, o seu emprego no dia a dia clínico foi prejudicado pelo alto índice de falha adesiva. No entanto, com a adição de óxido de alumínio às cerâmicas, estas ganharam propriedades mecânicas, permitindo seu uso sem uma infraestrutura metálica.
As cerâmicas são materiais compostos por duas fases diferentes, uma cristalina, composta por cristais de alumina, leucita e zircônia, e outra vítrea, formada por feldspato de potássio, vidro e óxido de alumínio. A adesão entre cerâmicas feldspáticas, reforçada por leucita ou à base de disilicato de lítio e os cimentos resinosos se baseia no condicionamento com ácido fluorídrico, seguido da aplicação do agente silano.
O objetivo desse artigo foi avaliar o efeito da limpeza ultrassônica desses dois tipos de cerâmicas condicionadas com ácido fluorídrico na resistência de união de um cimento resinoso.
Para isso foram selecionadas placas de cerâmicas reforçadas por leucita e à base de disilicato de lítio nas dimensões de 10 mm de comprimento, 5mm de largura e 1mm de espessura. As superfícies das cerâmicas foram condicionadas com ácido fluorídrico a 10% por 60 segundos as amostras à base de leucita, e as de dissilicato de lítio por 20 segundos. Em seguida foram lavadas com água por 1 minuto, e algumas foram colocadas na cuba ultrassônica. Em todas as amostras foi aplicado o agente silano, seguido do adesivo, e do cimento resinoso sobre a superfícies das cerâmicas.
De acordo com o ensaio de microcisalhamento, Análise de Variância e teste de Tukey, houve um aumento na resistência de união entre o cimento resinoso e as duas cerâmicas testadas, com a limpeza ultrassônica após o condicionamento com ácido fluorídrico.
Profa. Renata Silveira membro Esthetic Group |
Nenhum comentário:
Postar um comentário