Equipe Esthetic Group

Equipe Esthetic Group

quinta-feira, 21 de junho de 2012

DICAS CLÍNICAS

Amigos, a partir de hoje temos uma nova sessão em nosso blog! O dicas clínicas , onde os professores do esthetic group estarão dando dicas sobre materiais, técnicas e formas de como fazer algo melhor em sua clinica diária. De tempos em tempos teremos um professor diferente compartilhando algo conosco. Em nosso primeiro post, moldagem.

Você sabia que alguns materiais de moldagem não podem ser preenchidos logo após a moldagem enquanto outros não devem ser deixados de lado sem cuidados nem por 10 minutos ?
Em nossa prática diária podemos afirmar que utilizamos principalmente três tipos básicos de materiais:

Alginato

O mais delicado, e mais neglicenciado! Materiais à base de alginato nunca devem ser deixados de lado após a moldagem por mais de 10 a 15 minutos, sob pena de grandes alterações dimensionais por sinérese (perda de líquido) quando deixados em local sem umidade controlada ou embebição ( absorção de líquido) quando colocados dentro de um recipiente cheio de água por exemplo.


Silicona de Condensação

Material com ótimas características físicas de reproducão de detalhes com excelente custo benefício, mas apenas um pouco menos delicado que o alginato na questão tempo de preenchimento. Ele permite um tempo de  até 30 minutos de espera, isso porque o principal componente de volatização deixa de ser a água.



Silicona de Adição

Esse sim seria o material dos sonhos de qualquer um...se não fosse o preço. Excelente capacidade de reprodução de detalhes com o mínimo de alteração dimensional (com algumas pesquisas mostrando fidelidade  em até 12 horas após a moldagem), mas existe um detalhe deste material que dever respeitado, durante a sua reação de polimerização, pode existir a liberação hidrogênio, o que resultará em possíveis bolhas no modelo de gesso se o molde for preenchido imediatamente após a moldagem.


Por fim podemos definir que a escolha do material de moldagem deve ser  baseada em vários critérios, mas detalhes e características de cada material devem ser respeitados e seguidos para podermos atingir a melhor performance clínica possível, sendo o ato de moldar, o primeiro passo quando iniciamos um trabalho reabilitador.

Prof. Rodrigo S.  Valter.
Especialista em dentística pela SLM
Especialista em implantodontia pela APCD-SP
Professor nos cursos de Especializacao em Denstística 
e Aperfeicoamento em Odontologia Estética SLM






Nenhum comentário: