Equipe Esthetic Group

Equipe Esthetic Group

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

DICA CLÍNICA


MINIMIZANDO O RISCO DE FRATURAS EM RESTAURAÇÕES INDIRETAS TIPO ONLAY

    O grande avanço da Odontologia permite ao clínico realizar tratamentos estéticos cada vez mais conservadores com remoção mínima de tecido dental sadio e com excelente prognóstico.
    Entre os procedimentos mais realizados na região posterior estão as restaurações indiretas tipo onlay, este tipo de restauração apresenta vantagens como: pequeno número de sessões, maior facilidade para obtenção da anatomia oclusal, melhor definição do ponto de contato e maior proteção da estrutura dental. O seu sucesso clínico está relacionado com alguns fatores como: tipo de preparo, quantidade de remanescente dental, posição do dente na arcada, hábitos parafuncionais, etc....Entre todos estes fatores o que nós profissionais podemos controlar diretamente é a definição do tipo de preparo.
    A literatura relata que para a realização de uma onlay o preparo deve ter os ângulos internos arredondados e o ângulo cavo superficial em 90 graus (fig. A). Uma das principais causas de insucesso  em onlays é o não arredondamento do ângulo axio-pulpar, esse procedimento é importante pois nessa região há o acúmulo de tensões capazes de fraturar a peça protética.


 FIG A


Na figura B podemos observar a linha de fratura de uma onlay realizada sobre um preparo em que foi ignorado o arredondamento do ângulo axio-pulpar. 

 FIG B




Prof. André Possebon
membro Esthetic Group

Nenhum comentário: