Equipe Esthetic Group

Equipe Esthetic Group

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

ARTIGO CIENTÍFICO

Efeito Citotóxico de agentes clareadores a base de peróxido de hidrogênio a 20% e 38% sobre células odontoblastóides

   Hoje estamos trazendo um artigo sobre o efeito citotóxico doas agentes clareadores. Como sabemos o clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos atualmente.  Existem inúmeros clareadores disponíveis no mercado,  produtos a base de peróxido de carbamida e peróxido de hidrogênio, entretanto, o componente químico ativo básico desses clareadores é o peróxido de hidrogênio.

   De acordo com o artigo citado, existem registros na literatura, in vitro e in vivo, que os procedimentos de clareamento dentário podem resultar em efeitos tóxicos para células e tecido pulpar, causando desde processos discretos e reversíveis de inflamação até necrose pulpar.

   O objetivo deste trabalho foi comparar a citotoxidade de duas técnicas de clareamento de consultório,  nas concentrações 20% e 38% em diferentes tempos de aplicações. Os clareadores utilizados foram Whiteness HP Blue  ( peróxido de hidrogênio 20%) por 45 minutos em 1 ou 2 aplicações e  Opalescence Xtra Boost ( peróxido de hidrogênio 38%) por 10 minutos em 1, 2 ou 3 aplicações.

   Para o experimento foram utilizados discos contendo esmalte e dentina retirados de incisivos centrais permanentes bovinos, onde o gel clareador foi aplicado sobre a superfície do esmalte, dividido nestes 5 grupos de aplicações citados anteriormente.

   Para todos os grupos experimentais ocorreu redução do metabolismo celular,  redução do número de células e alterações morfológicas importantes .Com o clareador a base de peróxido de hidrogênio a  20% as células apresentaram morfologia normal, já no de 38% houveram alterações morfológicas das células. Na pesquisa não foi utilizada nenhuma fonte de calor.


   Dentro das condições experimentais da presente pesquisa, ambas as técnicas apresentaram efeito citotóxico sobre as células, independente da concentração do gel clareador.

   Abaixo segue o artigo na íntegra, boa leitura!








Profa. Luciana Neves
membro Esthetic Group


Nenhum comentário: